By Darlene Stewart Aladar Beagles
A última coisa que um criador ou proprietário quer é perder ou ferir seu cão. Existem alguns passos simples a seguir que podem ajudar prevenir estas coisas de acontecerem.
Por acaso o medidor de eletricidade, água ou de gás estão no lado de dentro de seu portão?
O portão pode ser acidentalmente deixado aberto, ou um filhote pode dar uma escapadinha enquanto o cara da leitura do gás está no seu quintal. Dê uma olhada antes de mandar sua leitura. Isso é o que faço e geralmente funciona bem. Desde que eu me lembre de fazer a leitura do gás.
Dirija com atenção
Se você tem que abrir seu portão para por o carro para dentro, sempre pegue seu cachorro com você com segurança. Não espere que um cão ou filhote não corra para fora ou em direção a seu carro. Oriente amigos e familiares a tomar cuidado ao abrir o portão e entrar. Observe seu cachorro e, se possível, pare do lado de fora do portão até que o cão esteja são e salvo.
Aonde seu lixo e recolhido?
Uma vez mais, se a lata de lixo está do lado de dentro da cerca seu cachorro pode se mandar. Comece levando a lata lixo para o meio-fio.
Está mudando-se para algum lugar logo?
Mudanças são apressadas e portões e portas podem ser deixadas abertas. Embarque seu cão enquanto empacota e carrega suas coisas. E se for treinado numa caixa, o coloque lá com a coleira. Eu realmente encorajo as pessoas a embarcarem eles logo porque muitos cachorros ficam chateados de ver pessoas entrando e saindo de sua casa. Eu fiz essa sugestão para uma amiga que tem 2 beagles. Ela desconsiderou embarcar seus babies. Bem, uma gritaria louca dela “os carregadores deixaram o portão aberto”, me disse tudo que eu precisava saber. Por sorte, os 2 beagles foram encontrados rapidamente a poucos quarteirões dali. O final poderia ter sido trágico. Lição aprendida.
Você gostaria de ter uma festa na piscina?
Caso tenha uma piscina, trate seu cão como se fosse uma criança. Você deverá ou ensiná-lo a sair da piscina ou ter a certeza que ele não pulará na água sem supervisão. Existem cachorros que morreram afogados em piscinas. Se sua piscina tem degraus, ensine ele a nadar até os mesmos. Comece lentamente, soltando ele devagar e nadando com ele até os degraus. Mais pra frente, faca seu cachorro nadar do lado mais longe da piscina em direção aos degraus. Geralmente eu tenho alguém para abaixá-lo na água, ajudando a ele e dizendo |”vai”. Assim que ele aprendeu a nadar eu chamo meu cão loucamente dos degraus e ele nada.
Caso você não tenha degraus na sua piscina e somente uma escada. Não deixe o cachorro sozinho perto da piscina. O cão pode cair e, sem conseguir sair, pode afogar-se.
Identidade por favor
Tenha sempre alguma identidade atacada ao seu cachorro. Uma coleira com uma etiqueta (nunca coleiras que possam enforcá-los), tatuagem, ou microchip também são boas sugestões. Todos os 3 são excelentes métodos. Fale com seu veterinário sobre tatuagem e microchip e tenha certeza que a etiqueta esteja atualizada.
Tomadas e fios elétricos – por favor – não
Cachorros vão mastigar. Não deixe cordas elétricas ou fios com fácil acesso para a boca curiosa dele. Filhotes são como bebes. Tudo vai pra boca deles. Por acaso sua tomada ou filtro de piscina está no jardim com ele? Eles vão mastigar os fios e as mangueiras. A prevenção e a melhor opção. Talvez uma cerca decorativa em volta dessas unidades possa resolver.