A peculiaridade da raça é a crista no dorso, que é formado por pelos que crescem em direção oposta ao resto. O redemoinho deve ser considerado como a característica marcante da raça. O redemoinho deve ser claramente definido, afilando simetricamente. Ele deve iniciar imediatamente dos ombros para trás e continuar até um ponto situado entre a proeminência dos quadris e deve conter duas coroas idênticas de lados opostos. As coroas não devem alargar abaixo da crista (1 / 3 do comprimento da crista). (Embora não exista norma para largura da crista, até duas (2) polegadas é uma boa média.) ** Pessoalmente, como um criador, eu adoro uma vasta crista (a maior, a melhor), pois os redemoinhos podem tornar-se demasiadamente estreitos em uma linha na direção da crista, se não for dada uma atenção especial a ele.
Crista perfeita
“Claramente definidos” significa que as duas bordas da crista deverão ter firmemente cabelos enrolados virados em direção a crista. Às vezes, um lado será bem enrolado e do outro lado terá uma distorção do pelo da borda. Isto seria uma pequena falha.
Duas coisas costumam confundir as pessoas sobre a crista…. o que é uma coroa e qual é a área acima se chama?
As coroas são os verticilos florais de cabelo de cada lado da crista, até o ombro (basicamente, um “topete”). As únicas coisas que você deve saber sobre eles é que deveriam ser apenas dois (2) em associação com o crista, que eles possam ser facilmente visto (não há grau de exatidão de uma coroa como a definição ou tamanho!)e sua colocação ideal é uma outra frente, aceitável é de até 1 / 4 de polegada para fora.
Originalmente, os cães tinham muitos desses verticilos florais…. Algumas famílias tenham os verticilos florais no final do quadril. Quando a norma estava sendo redigida, eles reuniram muitos cães juntos, tiveram uma enquete e decidiu-se que a maioria dos verticilos florais estava no ombro e saiu de lá! Ridgebacks – uma raça democrática!
A perspectiva de crescer pelo associado a crista deve começar na direção oposta ao pelo logo atrás do ombro / cernelha. Esta área antes da colocação coroa é conhecida como a “casa” ou de “fã” e pode assumir muitas formas diferentes, algumas simétrica (redonda, quadrada ou pontiagudos), alguns esgalhar em frente! Às vezes, as coroas são colocadas lá, resultando em nenhum fã de todo.
A forma do ventilador ou a presença de um ventilador é indiferente! Permitam-me repetir – a forma da presença de um ventilador ou ventoinha é indiferente! A crista começa quando o cabelo cresce em frente – fã ou não fã.
Ao determinar a colocação das coroas… eles podem ser de 1 / 3 do caminho até a crista ….. Transmitir o crescimento do cabelo determina o início e término da crista. Na maioria das vezes, você vai ver cães cujas copas não distam mais de 1 / 4 do comprimento da crista.
As figuras abaixo mostram algumas das muitas formas aceitáveis da crista e algumas falhas associadas com uma crista. Quando Hawley (autor do Ridgeback “bíblia”) foi aqui para juiz, ele nos disse que o texto original pretendia transmitir uma crista que foi grande durante todo o percurso até os ossos do quadril e, em seguida, rapidamente chegando a um ponto. Depois que foi escrita, no entanto, parecia para descrever uma crista que diminuiu desde o seu início para terminar, de modo que não pode haver duas formas ideais para um crista!
Corrigir cristas
Crista imperfeita
Graves falhas seria mais de duas coroas associado a crista, ou apenas uma coroa. A “meia-coroa” pode às vezes ser bem evidentes ao longo das bordas da crista enrolados, dando uma aparência ligeiramente irregular ao lado da crista ou ser incorporada no ventilador. Estas podem ser pequenas ou grandes.
As falhas dependendo do grau podem ser facilmente vistas O redemoinho deve vir para a proeminência dos quadris e falha em fazer isso também poderia ser menor ou maior, dependendo do grau de “falta”.
Cães sem cristas são desqualificados.