De 1930 a 1949, os Rhodesian Ridgeback se espalharam por todo o Sul da África. Sob a regência da coroa britânica, a vida era fácil na região. Não existiam fronteiras e havia, na população, um sentimento de grande entusiasmo derivado da percepção de serem cidadãos privilegiados, ocasionando um bem estar geral, do qual a população se beneficiava. Mesmo quando a guerra chegou, o sentimento permaneceu, pois era longe de onde eles estavam. Foi nesse contexto que a nova raça canina se consolidou. Nesse período, os canis de primeira qualidade se estabeleceram, dirigidos por criadores experientes e dedicados e pessoas apaixonadas por seu ofício.
Entre os canis mais importantes:
- Drumbuck da Sra. A.M. Smithwick
- Leo Kop da Sra Mabel Wellings, uma das mais importantes da época que muito contribuiu para as linhas de pesquisa de hoje em dia.
- Lions Den, da Sra. D. E. Strickland que trabalhou por muitos anos no comitê do “RR Club of Rhodesia” até seu retorno à Inglaterra em 1950.
- De Holi O sufixo de um nome em Esperanto do Major de T.C.
- Hawley. Ele foi um famoso criador e também um famoso escritor com o seu livro: “The Rhodesian Ridgeback”
- Gazeley de J. B. Bocock, que começou a criação em 1947.
- Inkabusi da Sra. I. Kingcome de Salisbury na Rhodesia, seu marido, Dr. Martin Kingcome, estudou sobre Dermoids Sinus e sugeriu recomendações ao “Rhodesian Ridgeback Club” com o intuito de curar a condição.
- Meyendell da Sra. M. Mooiman de Sandown em Transvaal (RSA)
A Raça se estabelece
Esses anos são de fundamental importância para a afirmação definitiva da raça. De fato, alguns canis produziram matérias importantes que deixaram marcas nos pedigrees das gerações posteriores. A maior autoridade talvez, foi o canil Glenaholm do Sr. Phillys McCarthy, Pitermaritzburg, Natal, fundado em 1951. Esse canil ainda está ativo, após 46 anos, sendo liderado, hoje em dia, por Loraine Venter Honey Transvaal, filha da sra. McCarthy.
Outros canis contribuíram grandiosamente:
- Isimangamanga da Sra. J. B. S. Yeates who started breeding in the 50s
- Mindemoya da Sra. F. H. A.
- Pritchard em Bulawayo
- Rockridge da Sra. Howard em Johannesburg
- Thornbury dos Greens em Johannesburg
- Maxwood do Sr. S. Cawood em Honeydew, Transvaal
- Mpani da Sra. Mylda Arsenis em Salisbury, Rhodesia.
A Sra Mylda Arsenis era uma ativa criadora da raça e membro do “The Parent Club”, onde ocupou vários cargos. Sua fêmea teve a primeira ninhada em l964. Em 1979 ela se mudou para a África do Sul. Esses anos foram difíceis para a Rodésia e conseqüentemente para todos os criadores de cães. Em 18 de novembro de l965, em meio a grandes manifestações, a população branca da Rodésia reivindicou a independência das Nações Britânicas, por meio de uma declaração unilateral, dando início a um longo período de guerra civil. Muitos canis desapareceram e outros se mudaram para a África do Sul. Aguerra terminou em 1980, com a declaração da independência da República do Zimbabwe.
A criação dos Rhodesian Ridgeback sofreu um duro golpe nesse período e somente após alguns anos depois do término da guerra, foi possível retomar a atividade de criação de cães na Rodésia.
Nessa época, uma importante contribuição foi dada por Margaret e Sammy Wallace de “Harare” (anteriormente Salisbury), com o seu canil Mushana. Eles começaram a sua criação em l968 e, até hoje, têm produzido RRs notáveis, presenteando-nos com as melhores linhagens, exportando para todo o mundo e produzindo campeões em muitos países. Além de suas atividades como criadores, os wallaces tembém agiram como “guardiões” da raça, trabalhando em conjunto com o “The Parent Club”, do qual eles são respectivamente, Presidente e Secretária. Sammy Wallace é também juiz internacional da raça. Finalmente, dentre os mais importantes canis mencionados devemos citar o Shangara do casal Megginson. Eles chegaram à África do sul, na metade dos anos 70, para umas pequenas férias. Hoje em dia, eles ainda vivem em Verwoerdburg, Transvaal, onde criam RR, tendo produzido, dentre outros, o “Paco”, Shangara Checheni, RR do ano de l980, 81, 82, 83, 84, 85, campeão de 105 BOB e talvez, um dos mais completos RR já visto.