Casais esperando bebes e que tem cães, podem ser “vítimas” de conselhos errados de amigos e familiares enquanto o bebezinho está no horizonte. Geralmente o coitado do cachorro é o perdedor e é banido para o quintal como o lixo de ontem.
O que você deve fazer para facilitar a baderna que está para acontecer?
Se você já tem uma criança, você não irá deliberadamente afastá-la, criando uma criança rejeitada. Você poderia agir assim? Espero que não!!!
Como irmãos mais velhos, filhotes precisam ser introduzidos à idéia de um bebê na casa e acostumar-se com as mudanças que irão acontecer. Essa introdução deve começar logo que você saiba da sua gravidez.
Fofos como eles são, bebês tem um odor deles próprios e algumas vezes eles fedem. Eles trazem o cheiro de urina e fezes para a casa com todas aquelas fraldas e ugh! acidentes de fraldas vazando. Desde que você já tenha estado nesse treinamento de rotina com seu cachorro, todos esses novos fedores devem ser pensados dessa forma pelo cão …bom, se ela pode suportar..acho que também posso…você deveria pensar na possibilidade de fazê-lo experimentar uma urina bem fedida de vez em quando. Como fazer isso? Com a boa e velha amônia da cozinha. Ponha um pouco no balde e limpe a cozinhe, espere um dia ou dois e então passe o rodo de novo com água limpa fresca ou com algum álcool para remover isso.
Ou espirre um pano com água diluída com amônia e esfregue na cara do cão de vez em quando. Tenha certeza que seu cão esteja treinado. Esteja intacto!
Uma vez que o bebê chegue, pegue alguma roupa do bebê (que já tenha sido usada!) e passe na cara do cachorro e na cabeça dele para introduzir o novo membro da família. Bebes novinhos fazem sons diferentes, são tagarelas e barulhentos. Tudo isso deve ser novo e surpreendente para seu cão. Você pode pegar alguns gritinhos e uns brinquedos de criança mais cedo para fazer seu cão se acostumar. Tenha certeza que você não esteja irritando seu cachorro com isso. Aja com normalidade enquanto faz as coisas de casa. Caso tenha amigos com bebês faca uma gravação de ruídos de bebê incluindo gritos e choro, risadas e brincadeiras. Como você quer acostumar ele com ruídos mais altos comece brincando de leve e aos poucos vá aumentando o nível dos ruídos em tipo 2 semanas. Huuuuummm, adivinhe se isso não vai ajudar você também?
O que é aquela coisa que fica balançando? Cães de caça ou de guarda podem ficar alertas para pequenos bebê colocados no chã. Pegue um daqueles brinquedos que simulam o movimento dos bebês ou engatinhamentos e o coloque numa cama dura de palha como você faria com uma criança. Fique perto do brinquedo e corrija qualquer comportamento inapropriado no cachorro. Faça isso até que você sinta que o cão esteja acostumado com os sinais e sons. Lembre-se você tem varias meses para permitir o cão se ajustar e avaliar suas reações.
Vindo para casa com o bebe
Agora é a hora do bebê entrar em cena. A mamãe estava no hospital por alguns dias e o papai estava fazendo plantão tanto no hospital como em casa pra cuidar do cão. Hoje é o dia que você vai para casa. Quem entra na casa primeiro? A mãe sem o bebe. O pai pode esperar do lado de fora. O cão estará alucinado pra vê-la. Então, ao invés de entrar em casa e receber o cumprimento entusiasmado de um cão carregando seu bebê, a mãe deve entrar na frente e cumprimentar o filho mais velho (o cão). Com um pouquinho de jeito e planejamento e seguindo esses passos, a adaptação será mais fácil do que se era esperado. Como faria com uma criança mais velha, o cuidado do bebê pode ser feito com a ajuda do cão até mesmo chamando pelo nome dele.. “hey kimba.. Vamos alimentar o bebê”. Você ficará impressionada como seu cão pegará logo o jeito com seu novo importante trabalho.
RR têm uma fantástica habilidade de entender a importância de tudo isso e existem maravilhosos relatos de longas e amorosas relações entre os bebês e os irmãos mais velhos (cães).