Tão logo que você e seu filhote aprenderam as lições do “senta” e “fica”, vocês estarão prontos para o “deita”. Se você não estiver tão seguro disso, por favor, releia as outras páginas e tenha certeza de que seu filhote está apto a executar as duas primeiras lições.
Com o filhote na posição “sentado” ao seu lado esquerdo, mostre a ele o petisco bem perto dos olhos dele, use o comando “deita” deixando que o focinho dele siga a sua mão, abaixe o petisco até o nível do chão e perto das patas do filhote. Ele deve seguir o petisco até o chão ao menos essa é a idéia! Alguns erros comuns do dono/treinador: Abaixar o petisco muito rápido e muito lnge do animal fazendo com que ele se levnte e vá até o petisco.
Algumas vezes você terá que colocar a sua mão livre no lombo do filhote (se você tiver um cãozinho espoleta!) ou então pressione gentilmente o ombro do filhote para baixo para poder começar a lição. Se o filhote não entender o propósito da lição, você pode usar a sua mão livre para puxar as patas dianteiras do animal fazendo com que ele se deite e então com que ele entenda idéia do exercício. No momento em que ele se deitar dê a ele o petisco e elogie, elogie, elogie! Lembre-se de dar o comando “deita” uma única vez. Não seja um disco quebrado!
Depois que o seu filhote estiver obedecendo a seu comando naturalmente, você pode praticar o comando “deita/fica”. Tudo o que você tem a fazer é usar a mesma fórmula que você usou com o “senta/fica”
Dica: É melhor fazer isso dentro de casa quando o dia estiver muito quente ou frio assim ambos irão se sentir mais confortáveis para aprender a lição. Ninguém gosta de sentar ou deitar no chão frio, molhado ou fervendo. Conquiste o seu sucesso usando o velho e bom, bom–senso!