cropped-logo-a.png

Evitando treinamento desnecessário

By Darlene Stewart Aladar Beagles

Estas coisas são verdadeiras para Rodhesian Ridgeback também! Muito do aprendizado que eu conquistei foi dando cabeçadas ao longo dos anos.

Morder e Roer

Nunca dê a seu cão um sapato pra ele mastigar. Eles sempre pensarão que sapatos são para mastigar ou não saberão a diferença entre um sapato barato e outro caro.(na verdade, se seus sapatos são de couro caro, seus beagles vão preferir a eles do que os baratos de camurça). Todos os filhotes vão roer como bebês humanos coçando os dentes. Seu filhote vai roer até mais ou menos 1 ano de idade então tenha brinquedos que possam ser roídos para prevenir mastigações destrutivas.

Se você encontrar seu cão mastigando algo que ele não possa diga… “me dê isso…” e tire o objeto de perto dele gentilmente. Sempre dê ao seu filhote um brinquedo próprio na hora da troca dizendo… “pegue…e bom menino…” depois que ele estiver com o brinquedo correto na boca. Caso ele resista a dar a você o brinquedo errado, ponha pressão na parte de trás da sua mandíbula aonde os dentes de cima e embaixo se encontram. Tenha certeza que você pressione com a pele da bochecha entre seus dedos e os dentes dele. nesse caso se ele morder pra baixo ele esta na verdade machucando a si próprio. Lembre-se de dar o comando…. “me de isso….” e elogie após ele pegar o brinquedo certo na troca.

Fugindo

Filhotes amam brincar de pega-pega e geralmente os humanos são aqueles que estão atrás deles. Comece com os filhotes e ensine a eles que quando eles correm, você não os persegue. Ao contrário, dê meia volta e ande alguns passos pra trás, abaixe ou sente-se e ignore o filhote. O filhote normalmente vai ate você para brincar. Deixe ele te tocar e então você coca, acaricia, e mima o filhote. Dando um agradinho nessa hora ira também ajudar ele não fugir. Gradualmente, enquanto ele cresce, começa a usar… “venha…” para ensiná-lo os comandos.

Mordidas

É natural que filhotes mordam uns aos outros. Como resultado eles irão brincar também com seus donos. Tudo bem se um filhote segurar sua mão com a boca, mas morder é inaceitável. Pense com um cachorro parceiro. Quando um cachorro morde outro muito forte, o cachorro mordido pára de brincar. Se eles morderem forte grite com eles assim… “ooooooooooooooo” e vire-se. Ignore-o. Toda vez que ele brincar de forma legal elogie. (Esse método só dará certo se o filhote tiver sido deixado com seus irmãozinhos tempo suficiente para aprender nessa lição. Por isso que você não deveria comprar um cão com menos de 8 semanas de idade.

Ensine suas crianças isso e nunca permita ou estimule-os a bater nos filhotes. O filhote naturalmente iráa querer pegar a mão que se move e um futuro mordedor pode estar em estágios de iniciante.

O mesmo acontece para cachorros que correm atrás e mordem. Não fuja deles. Pare, diga a eles, nãooooooo, e os ignore. Correr deles é diversão demais para eles. Você pode ensiná-los a seguir você andando calmamente, chamando seu nome e dando um agrado. Quando der um agrado a eles diga… “calma..calminha..” e nunca fique balançando a comida. Estimule seu filhote a pegar a comida da sua mão desde o começo. Normalmente os criadores já começam a alimentá-los com a mão na desmama.

Escavação

A maioria dos escavadores fazem isso por razoes especificas. Uma vez mais tente pensar como cachorro. Seu cachorro está cavando para fazer uma cama legal, perseguindo um mosquito ou enterrando um brinquedo ou por causa da ansiedade?? Você não pode colocar seu cachorro no jardim e não passar tempo de qualidade com ele. Eles são criaturas vivas e pensantes e encontrarão maneiras de entreter a eles próprios e o seu jardim maravilhosamente plantado com flores (o cheiro dele será maior aqui) será muito tentador. Minhas toupeiras parecem nunca desistir apesar de todo veneno que uso lá, não consigo me livrar delas. Meus cães são os melhores caçadores de toupeiras resultando em pequenos e redondos buracos toda primavera. também alguns cachorros vão cavar para fugir. Novamente, cachorros ficam entediados e eles são por instinto animais que gostam de matilha.. se tem outros cachorros para brincar e seu cachorro não ganha muita atenção então ele irá procurar outros cachorros.

Certas raças como o terrier tem um instinto muito forte de cavar. Quando selecionar uma raça você tem que considerar qual o propósito original desta raça e quais os instintos mais fortes da mesma.

Latidos

A personalidade do seu cachorro determinará a quantidade de latidos que ele vai dar. Se você pega um cachorro com uma genética potencial para latir e o coloca num ambiente propício e estimulador com outros cães que latem, adivinha???????? Ele irá latir. Outros cães na mesma ninhada podem não ser tão inclinados para latir. Em cada das minhas ninhadas parece sempre ter uma boca mais alta que late mais. Normalmente aquela boca que late mais e o cachorro predominante. E essa a maneira natural do cachorro proteger seu pacote? Não importa, latidores podem ser muito chatos.

Primeiro considere que o cão pode estar um pouco entediado e querer mais atenção. Você passa tempo com seu cachorro? Na próxima vez que ele começar a latir veja se existe um estimulo definido e se não, tenta passar mais tempo com ele.

Meu cachorro tende a latir quando há outros por perto da cerca ou quando estou trabalhando com outros dos meus cachorros. A maioria dos cães vai latir quando os donos chegam em casa, mas esse é um latido feliz e deve parar assim que você der a seu cão um olá carinhoso.

Eu tive um cachorro, que, apesar de tudo que tentei, ele latia um latido super irritante. Eu resolvi o problema com uma coleira eletrônica anti-latidos. Com a repetição de latidos ele recebia um bip de alerta e se latisse novamente ele recebia um choquinho leve. Isso funcionou maravilhosamente bem e quando ele não estava com a coleira, podia começar a latir livremente de novo.

Um cachorro vai se ligar no tom da sua voz muito rápido. Um bom comando de não e um rápido respingo de água vai fazer muito cão teimoso prestar atenção. Elogios e bom senso são a chave para ter um bom cão, mas entender o que a palavra não significa é muito importante. Um exemplo disso foi quando uma das minhas cadelas decidiu dar uma caminhada na minha mesa da sala de jantar e mastigar meus favoritos óculos de sol. Um bom não rapidamente fez ela mudar de idéia. Eu também uso uma garrafa de espirrar água para reforçar comandos à distância. Isso dá certo maravilhosamente e não causa dor para você ou para seu cachorro.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

fique por dentro