cropped-logo-a.png

Padrão Ilustrado

rhodesian-ridgeback-standar
Antes de considerar os cães que ganharam honrarias individualmente, deveríamos estudar o Padrão e verificar suas implicações para que possamos examiná-los com maior crítica.

Os juízes têm tanta responsabilidade para com a raça que presumem julgar quanto os próprios criadores. É a interpretação do Padrão pelos juízes que estabelece o tipo procurado pelos criadores.

“O cão que recebeu as honras será seguido. Que tenhamos certeza de que trata-se de um cão sadio e completo”.

Citação de: The Rhodesian Ridgback, The Origin, History and Standard, de T.C. Hawley (O Rhodesian Ridgeback, sua Origem, História e Padrão)

Características
A peculiaridade é a crista nas costas formada por pêlos crescendo na direção oposta a do resto do corpo; a crista deve ser considerada o brasão da raça. A crista deve ser bem-definida, estreita e simétrica, começando imediatamente atrás dos ombros e continuando até as ancas, contendo duas coroas idênticas, opostas uma a outra, e a parte de baixo das coroas não deve estender-se para baixo da crista mais do que um terço de seu comprimento. Até 5 cm (2 ins) é uma boa média para a largura da crista.

stand04_pt

Comentário
A crista é a marca da raça; sua característica mais importante. Uma vez que a crista, embora não tenha função, seja a marca mais identificável da raça, animais sem crista devem ser penalizados.

Temperamento
Digno, inteligente, distante com estranhos mas sem demonstrar agressividade ou timidez.

Comentário
Um companheiro adaptável, leal e compreensivo, o ridgeback é seguro de si e devotado ao dono, mas reservado com estranhos.

Cabeça e Crânio
De bom tamanho e crânio chato, um pouco largo entre as orelhas, sem rugas quando em repouso. Testa razoavelmente bem definida. Nariz preto ou marrom de acordo com a cor do cão. Nariz preto acompanhando olhos pretos, nariz marrom acompanhando olhos cor de âmbar (marrom-amarelado). Focinho longo, profundo e poderoso. Lábios claros e que se encaixam quando a boca estiver fechada.

stand06_pt

stand07_pt

Comentário
A cabeça deve ser proporcional ao resto do corpo. Deve ser forte e alerta, possuir uma expressão inteligente, mas não opressora ou dominadora. A distância da ponta do nariz até a testa, da testa até o ocipital, e a largura do crânio devem ser iguais; a parte plana de cima do focinho e da testa devem ser paralelas. O focinho deve ser longo, profundo e poderoso.

Olhos
Um pouco separados, redondos, brilhantes e cintilando uma expressão de inteligência, a cor em harmonia com a cor do pêlo.
Olhos
stand08_pt

Comentário
Os olhos são redondos, nem salientes nem fundos demais. Exigem-se olhos pretos em um cão de nariz preto, e olhos cor de âmbar em um cão de nariz marrom. Olhos claros não são desejáveis e olhos amendoados estão em desacordo com o padrão.

Orelhas
Ficam bem para cima, têm tamanho médio, são largas na base, ficando cada vez mais estreitas, terminando em uma ponta redonda. Elas ficam bem próximas da cabeça.

stand09_pt

Comentário
As orelhas têm formato triangular embora não sejam pontudas na ponta; elas devem alcançar pelo menos o início do osso que move a mandíbula quando alertas e devem ficar próximas das bochechas.

Boca
Mandíbulas fortes, com uma mordida de tesoura completa, regular e perfeita, i.e., os dentes de cima um pouco à frente dos dentes de baixo e alinhadas com a mandíbula. Dentes bem desenvolvidos, especialmente os caninos.

stand10_pt

Comentário
As mandíbulas estão no mesmo nível e são fortes com dentes bem-desenvolvidos, especialmente os caninos, lábios claros, próximos das mandíbulas.

Pescoço
Bem longo, forte e livre de marcas da garganta.

stand11_pt

Comentário
O pescoço deve ser elegante, musculoso e de bom comprimento. Ele deve fazer um bom arco e combinar suavemente com a parte de trás dos ombros.

Membros anteriores
Ombros inclinados para a frente, claros e musculosos. Pernas da frente perfeitamente retas, fortes e de ossos pesados; cotovelos próximos ao corpo.

stand12_pt

Comentário
Os ombros devem ser suaves e poderosos sem ser exageradamente musculosos ou pesados. Ossos robustos são desejáveis para velocidade e agilidade. Olhando o cão, as pernas da frente não devem ser tão largas quanto quando vistas de perfil. Os ossos das pernas devem ter formato ovalado ao invés de grossos e redondos. Vistas de frente, as pernas devem ser retas do cotovelo ao pé.

Corpo
O peito não deve ser muito largo, nem muito fundo ou espaçoso; as costelas são moderadamente salientes, nunca em forma de barril. As costas são poderosas; quadris fortes, musculosos e um pouco arqueados.

stand14_pt

stand15_pt

Comentário
O Rhodesian Ridgeback tem um peito fundo, mas não muito largo entre as pernas da frente, que estende-se até os cotovelos. O esterno deve ser claramente visível de perfil. As costelas estendem-se bem para trás, dando comprimento ao corpo. As costas devem estar niveladas da parte encolhida até o lombo com um leve arco acima do lombo.

Membros posterioresMusculatura clara, bem-definida; boa dobradura dos joelhos; calcanhar bem para baixo.

stand16_pt

stand17_pt

Comentário
Visto de perfil, os músculos das pernas de trás devem ser longos e bem-desenvolvidos com coxas largas. Deve haver equilíbrio de musculatura entre a parte de dentro e de fora das coxas.

Pés
Compactos, dedos bem arqueados, redondos, duros, palmas elásticas protegidas por pêlo entre os dedos e as palmas.

stand18_pt

Comentário
O termo compacto refere-se à firmeza do pé com os ossos. Pés chatos e largos com palmas finas são faltas graves. Os metatarsos devem ser fortes e um pouco curvados para amortecimento.

Cauda
Firme na raiz, não inserida nem muito alto nem muito baixo, estreitando no fim, e não deve ser grossa. Carregada com uma leve curva para cima, mas nunca enrolada.

stand19_pt

stand20_pt

Comentário
Se a cauda estiver inserida de maneira correta, caindo da garupa suavemente, ela será portada de maneira apropriada. A cauda pode ser portada no mesmo nível ou um pouco acima do dorso.

PelagemCurta e densa, parecendo suave e brilhante, mas não como lã ou seda.

Comentário
Pelagem curta e compacta. A crista tem a mesma textura do resto do pêlo e fica chata na maior parte de seu comprimento.

Movimentação
Reto para a frente, livre e ativo

stand21_pt

stand22_pt

Comentário
Um movimento eficiente e equilibrado deve ser para a frente, livre e ativo com uma quantidade normal de convergência. Uma boa angulação é necessária para uma ação suave e sem esforço cobrindo cada passada.

Cor
De uma leve cor de trigo a uma coloração avermelhada. A cabeça, o corpo, as pernas e a cauda têm coloração uniforme. Um pouco de branco no peito e nos dedos é passável, mas excesso de branco no peito, dedos, ventre e patas é indesejável. Focinho e orelhas escuras são permitidas.

Comentário
A pelagem do ridgeback varia entre diferentes tons de cor de trigo, todos os quais são aceitáveis e nenhum é preferido. Cães de focinho preto muitas vezes têm orelhas escuras e sombra no focinho, mas a sombra nunca deve estender-se para a face, formando uma máscara por sobre os olhos. Pêlos excessivamente negros no resto da pelagem, incluindo a cauda, são indesejáveis. Marcas brancas devem ser mínimas.

Tamanho
Machos: altura (medida na cernelha): mínima desejável 63 cm (25 ins). Máxima desejável 67 cm (27 ins) onde o pescoço encontra o corpoTamanho
Fêmeas: altura (medida na cernelha): mínima desejável 61 cm (24 ins). Máxima desejável 66 cm (26 ins) onde o pescoço encontra o corpo.

stand23_pt

O ridgeback é um cão bastante grande, mas não deveria nunca ser um incômodo. As fêmeas são decididamente femininas, embora não sejam fracas. Os machos são definitivamente masculinos. Um equilíbrio geral tem maior importância que pesos e outras medidas reais, tendo em mente as exigências funcionais. O ridgeback é um cão cuja sobrevivência depende de sua agilidade, velocidade e perseverança.

Faltas
Qualquer desvio dos pontos levantados deve ser considerado falta e a seriedade com a qual a falta deve ser considerada deve estar em proporção exata com o seu grau de seriedade.

Nota
Machos devem ter dois testículos aparentemente normais completamente dentro do saco escrotal.

PADRÃO ILUSTRADO
Midlands & Northern Rhodesian Ridgeback Club

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

fique por dentro