cropped-logo-a.png

Treinando seu cão para a vida dentro de casa

O treinamento do cão para a vida dentro de casa é a coisa mais importante para a maioria dos criadores de cães. Um cão não treinado pode ser muito destruidor e pode muito bem terminar num abrigo de cães. Nesse sentido não ser treinado pode ser um problema fatal.

Os 3 básicos elementos de treinamento:

  1. O entendimento do instinto e comportamento biológico dos cães.
  2. Tempo.
  3. Equipamento.

Infelizmente poucas pessoas reconhecem a importância destes 3 elementos e muitas pessoas não podem ou não irão alterar o estilo de vida delas suficientemente para garantir o sucesso no treinamento de casa. Se você não pode fazer essas poucas coisas… então por favor não tenha um cachorro.

Hora Certa – Momento

Existem momentos definidos quando um filhote precisa fazer suas necessidades e é imperativo que alguém esteja disponível para cada um desses tempos.

Filhotes tem que ir para fora.

  1. Depois de dormir – filhotes acordam, se mandam da área de sono e fazem xixi.
  2. Depois de brincar – brincadeiras ativas disparam o gatilho para eliminar… às vezes eles fazem isso também no meio das brincadeiras.
  3. Depois de comer – filhotes tem que ir pra fora poucos minutos depois de comer e beber.

Lugar

O lugar apropriado sempre da uma ajudazinha para o seu filhote fazer as necessidades.

  1. Território – cães marcam os limites dos seus territórios com sua urina.
  2. Odor – se qualquer odor e deixado no local aonde o filhote fez suas necessidades, ele ira usar aquela lugar de novo e de novo. Limpe a área com água fresca primeiro, então use um limpador e depois álcool para eliminar o odor.
  3. Hábitos – filhotes tendem a retornar sempre para o mesmo lugar. Esse não e um hábito que você queira estabelecer.

Equipamento

Alguns dos equipamentos sugeridos são bem baratos. Outros podem ser considerados um investimento mais alto, mas podem prevenir danos a sua casa.

Todos os itens a seguir tem múltiplos usos, não apenas para o treinamento da casa e devem ser parte do seu equipamento de cachorro de qualquer maneira.

Coleira – se você usar uma coleira bem levinha dentro de casa, você pode manter seu filhote perto de você, assim sendo será mais provável que você note se o filhote está ficando inquieto. Depois que o filhote acostumar com as saídas para fora, é mais provável que peça para sair do que se esconda em alguma área isolada da casa.

Caixa de transporte – Há horas que você estará tão ocupada dentro de casa que não terá tempo para ficar preocupada com as pegadas do seu cão. Uma caixa de transporte é a resposta perfeita. Filhotes normalmente não fazem suas necessidades onde dormem. Uma caixa apropriada para o tamanho do cachorro, que ele possa deitar e levantar confortavelmente irá encorajá-lo a avisar que ele precisa sair. Uma caixa de transporte também serve perfeitamente como cama para o filhote. Uma caixa de transporte é uma ótima ferramenta nos casos de viagem e por motivos de confinamentos.

Quintal cercado – Um gostoso e seguro quintal cercado. Se você tem uma casa é o lugar ideal para levá-lo para fora e deixá-lo livre… isso diz tudo. Todos moradores de apartamento ficarão com inveja no dia a dia de suas caminhadas com os cães. Por outro lado, caminhadas diárias são grandes exercícios cardiovasculares e promovem um ótimo tempo de interação.

Dicas para treinamento de casa

Lembre-se que jovens filhotes não têm muito controle sobre a bexiga. de fato, um filhote não será muito confiável até os 4 meses de idade. Você pode ajudar no processo entendo suas necessidades estabelecendo horários de alimentação, água e exercícios e aprendendo observar e entender seus hábitos.

Não deixe comida à vontade para seu filhote. Alimente e dê água para seu cachorro de acordo com um horário, dependendo sua idade retire os restos de comida ate a próxima refeição. Se você não tem tempo de alimentar um cão, você não precisa ter um cão.

Depois que o cão comeu, leve para suas necessidades e depois que uma rotina estabelecida você pode deixar água em todos os horários, mas continue alimentando no horário certo.

Quando for a hora de levá-lo para fora, ponha a guia no filhote e leve ele pela mesma porta sempre, enquanto falando com ele….. “vamos fazer pipi… coco????

Logo o filhote começa a ir por aquela porta quando precisa sair e também começará a responder sua pergunta também.

Escolha um lugar lá fora aonde você quer que seu filhote faça suas necessidades e sempre leve ele diretamente para o mesmo lugar. Não caminhe à toa com ele. Somente pare por ali e diga algo como… “vamos lá… pipi… coco…” Voz pra cima sempre… Lembre-se que assim que ele fizer no lugar cedo, elogie o filhote sempre. Se quiser levá-lo para uma caminhada de exercício, faça isso após ele fazer as necessidades. Não antes, nem depois, principalmente num passeio ao redor da vizinhança. Seja um bom vizinho canino e mantenha a sujeira no seu quintal. Leve um saco plástico com você por precaução.

Seja consistente. Mantenha o mesmo horário todo dia da semana , mesmo que você trabalhe durante a semana e está de folga finais de semana. Cachorros só conhecem rotina. Não é justo sair para andar com o cachorro cedo durante a semana e no final de semana esperar que ele entenda que você quer dormir até mais tarde.

Limite a área do seu filhote. Use a casinha, a coleira, portas fechadas para isolar as áreas, instale portões de bebes… Qualquer coisa que ajude você a manter o filhote à vista até que ele aprenda o básico.

Leve-o para fora após qualquer alimentação, após beber água, depois de acordar, depois ou antes das brincadeiras ou qualquer hora que ele comece a cheirar e parecer irrequieto.

Vá para fora com seu filhote toda hora, mesmo que seu quintal seja cercado. É importante motivar o filhote a eliminar no lugar escolhido por você e você não pode fazer isso se esta dentro de casa.

Seja pontual na alimentação, água, e caminhadas, mesmo que você tenha que pedir a ajuda de um amigo ou parente.

Caso mude a dieta do seu filhote, não a mude abruptadamente, já que isso pode causar diarréia. Uma boa regra é 2 dias dando 75% da comida antiga e 25% da nova. Depois 2 dias 50% de cada uma. E então 2 dias de 75% da nova e 25% da antiga. Então elimine a marca antiga por inteiro.

Gradualmente aumente o intervalo entre as refeições, a água e as caminhadas. Não vá de repente de cada 3 horas para cada 6 horas. Por outro lado, também não fique parado no modelo das 3 horas.

Aprenda a conhecer seu cachorro e entender as ´dicas´ de que ele está pronto para esperar um pouco mais e então faca isso.

Evite mudanças durante o período inicial do treinamento de casa. Até mesmo os cães adultos podem experimentar algumas dificuldades causadas por mudanças em horário de alimentação e caminhadas. Nunca esfregue o nariz do seu cachorro no xixi ou cocô. Isso não ensina nada, mas pode criar na mente do cão que ele tenha medo de você e de seu temperamento.

Gostou desse conteúdo?
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

fique por dentro